CONCEITO:
O Implante de próteses de silicone mamário, ou, mamoplastia de aumento esta cada vez mais sendo realizado nos dias atuais. Os seios proporcionam uma maior feminilidade à mulher, aumentando a auto-estima e melhorando o contorno corporal. Mulheres que possuem pouco volume em seus seios ou até ausência destes sofrem prejuízos por isso acabam procurando uma melhora do equilíbrio estético feminino com a cirurgia de mamoplastia de aumento.
CANDIDATOS:
A Colocação de próteses mamárias é indicada para pacientes que apresentem mamas pequenas ou quase ausente ou que tiveram seu volume reduzido após gestação, envelhecimento ou emagrecimento.Muitas destas mulheres ainda na adolescência observam o desenvolvimento das outras regiões do corpo sem o aumento adequado ou desejado do volume das mamas.
Outras em sua adolescência apresentavam um tamanho satisfatório , porém após amamentar, emagrecer ou até mesmo envelhecimento acabam percebendo uma diminuição significativa do volume. Nestes casos , deve-se avaliar a necessidade de retirar pele em excesso.
TÉCNICA CIRÚRGICA:
A prótese mamária pode ser colocada pela aréola , pelo sulco mamário ou pela via axilar. Há vários tipos de próteses mamárias, redondas, anatômicas, perfis alto, moderado e super-alto, cada uma delas tem a sua indicação. Os implantes mamários podem ser colocados sob o tecido mamário (subglandular), sob o músculo (submuscular), ou também , modernamente “dual plane", duplo plano ou seja submuscular e subglandula.
Cada paciente terá indicação de um plano de implante, para saber disso é necessário realizar exame físico com cirurgião plástico.
DURAÇÃO DO PROCEDIMENTO:
O procedimento pode durar de 30 minutos à 1 hora e 30 minutos.
RISCOS E COMPLICAÇÕES:
Como todas as cirurgias a cirurgia de Mamoplastia de Aumento tem riscos e complicações , por isso é um procedimento médico que deve ser realizado em hospital, por profissional competente, o Cirurgião Plástico da SBCP. Porém é uma cirurgia bastante segura devido seu curto período de duração e também ao fato de ser pouco invasiva.
Devem ser realizados exames pré-operatórios que irão evidenciar se o paciente está apto a realizar a cirurgia e dimensionar os riscos. As complicações mais comuns são edema prolongado, alterações na sensibilidade das mamas, presença de coleções de líquido (seroma), coleções de sangue (hematoma), infecção, ou, inflamação de ferida operatória, bem como alterações na cicatriz que são facilmente corrigíveis.
Além disso raramente podem ocorrer deslocamento dos implantes, contraturas capsulares e ruptura da prótese . Todas essas complicações são facilmente tratadas assim que detectadas .
Entre as complicações mais graves, ainda que muito raras, estão a trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares. É importantíssimo que o paciente informe todos os dados médicos e de saúde para seu cirurgião, como doenças e internações pregressas, cirurgias já realizadas, uso de medicações , uso de drogas ou alergias.
CONSIDERAÇOES IMPORTANTES:
A cirurgia deve ser realizada em bloco cirúrgico, preferencialmente em ambiente hospitalar, locais liberados pela Vigilância Sanitária. Após a cirurgia será colocado sutiã compressivo com objetivo de controlar o edema (inchaço) e comprimir a pele.
Os cuidados pós operatórios são muito importantes e incluem restrição de movimentos nos membros superiores nas primeiras duas semanas e uso de um sutiã especifico. Como em toda cirurgia plástica, pode existir a necessidade reparos para a obtenção de melhores resultados , é fundamental importância comparecer as consultas pós operatórias e conversar com sinceridade com seu cirurgião.
Resultados podem variar de acordo com cada paciente.