CONCEITO:
Muitas pessoas não possuem o formato e tamanho de glúteos que desejam. Ter um glúteo desenvolvido está relacionado a prática de exercícios físicos, herança genética, dietas rigorosas ou não, e também com o metabolismo de cada pessoa. Mesmo com mudança de hábitos e inclusão de musculação e exercícios intensos o aumento do volume não é facilmente obtido.
A cirurgia de gluteoplastia de aumento é uma cirurgia que permite projetar o glúteo e melhorar o seu aspecto, aumentar o seu tamanho, melhorar a flacidez e os seus contornos. Esta cirurgia pode ser realizada através da inserção de próteses glúteas, redondas ou ovais ou pela enxertia de gorduras retirada da pacientes, através da lipoaspiração.
CANDIDATOS:
Tanto a lipoenxertia como a colocação de próteses glúteas podem durar de 1 hora e 30 minutos à 3 horas.
TÉCNICA CIRÚRGICA:
Pode-se realizar o aumento dos glúteos através da lipoenxertia, procedimento realizado conjuntamente à lipoaspiração corporal, como abdome, flancos, dorso ou pernas. Este procedimento é atualmente realizado frequentemente, obtendo glúteos mais volumosos, com formas mais arredondadas, mais firmes e visivelmente mais projetados (empinados).
Se a pessoa não desejar realizar uma lipoaspiração ou também se esta pessoa não tenha indicação de tal procedimento , podemos realizar o implante de próteses de silicone nos glúteos. A incisão para a lipoenxertia glútea é realizada no cóccix, bem abaixo, na qual uma cânula, semelhante às cânulas de lipoaspiração, é colocada e transplantada a gordura para as regiões das nádegas.
As próteses de silicone glúteas são incluídas através de uma incisão no sulco inter glúteo após a abordagem da musculatura glútea. A prótese deve ficar toda involta por esta musculatura para ter uma boa cobertura.
DURAÇÃO DO PROCEDIMENTO:
Tanto a lipoenxertia como a colocação de próteses glúteas podem durar de 1 hora e 30 minutos à 3 horas.
RISCOS E COMPLICAÇÕES:
Como todas as cirurgias a cirurgia gluteoplastia tem riscos e complicações, por isso é um procedimento médico que deve ser realizado em hospital, por profissional competente, o Cirurgião Plástico da SBCP.
As complicações mais comuns são edema prolongado, alterações na sensibilidade das mamas, presença de coleções de liquido (seroma), coleções de sangue (hematoma), infecção ou inflamação de ferida operatória, bem como alterações na cicatriz que são facilmente corrigíveis. Além disso raramente podem ocorrer deslocamento dos implantes, contraturas capsulares e ruptura da prótese. Todas essas complicações são facilmente tratadas assim que detectadas. Entre as complicações mais graves, ainda que muito raras, estão a trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares.
É importantíssimo que o paciente informe todos os dados médicos e de saúde para seu cirurgião, como doenças e internações pregressas, cirurgias já realizadas, uso de medicações, uso de drogas ou alergias.
CONSIDERAÇOES IMPORTANTES:
A Gluteoplastia deve ser realizada em bloco cirúrgico, preferencialmente em ambiente hospitalar, locais liberados pela Vigilância Sanitária.
Após a cirurgia serão colocadas malhas compressoras nas áreas tratadas com objetivo de controlar o edema (inchaço) e comprimir a pele.
Resultados podem variar de acordo com cada paciente.