CONCEITO:
A presença de tecido mamário nos homens é algo que pode trazer muito incomodo aos homens. Sabe-se que 60 % dos homens apresentam em alguma fase de suas vidas a presença desta patologia. Apesar de muitos estudos visando tratamento medicamentoso para esta patologia a cirurgia é o tratamento mais efetivo para tal patologia.
A Ginecomastia pode fazer com que os homens tenham vergonha de retirar a camisa , andarem de traje de banho nas praias e piscinas ou mesmo na intimidade afetando psicologicamente alguns indivíduos.
CANDIDATOS:
A cirurgia está indicada para homens que apresentem tecido mamário e ou gorduroso com ou sem flacidez de pele.
TÉCNICA CIRÚRGICA:
A cirurgia de correção de ginecomastia visa retirar o excesso de tecido mamário e também tecido gorduroso que geralmente acompanha o tecido glandular.
Esta cirurgia pode ser realizada através uma incisão peri-areolar , lipoaspiração , lipoaspiração e incisão peri-areolar ou atémamoplastia redutora. A escolha deverá ser feita pelo cirurgião plástico após uma avaliação completa do grau de ginecomastia do paciente, bem como a presença de nódulos mamários.
DURAÇÃO DO PROCEDIMENTO:
A cirurgia pode variar entre 1 hora à 2 horas e 30 minutos dependendo do caso.
RISCOS E COMPLICAÇÕES:
As complicações mais comuns são edema prolongado , alterações na sensibilidade das mamas , presença de coleções de liquido (seroma), coleções de sangue ( hematoma), infecção ou, inflamação de ferida operatória, bem como alterações na cicatriz que são facilmente corrigíveis.
CONSIDERAÇOES IMPORTANTES:
A cirurgia deve ser realizada em bloco cirúrgico , preferencialmente em ambiente hospitalar , locais liberados pela Vigilância Sanitária. Os cuidados pós operatórios são muito importantes e incluem restrição de movimentos nos membros superiores nas primeiras duas semanas e uso de um sutiã especifico .
Como em toda cirurgia plástica, pode existir a necessidade reparos para a obtenção de melhores resultados, é fundamental importância.
Resultados podem variar de acordo com cada paciente.